Veja 15 dicas incríveis para o gerenciamento de redes sociais!

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

O gerenciamento de redes sociais transformou-se em um investimento fundamental a ser levado em conta nas estratégias de comunicação empresarial.

Você sabia que do total do tempo gasto na internet, os usuários passam em média 33% desse período em mídias sociais, segundo pesquisa da Global Web Index? Esse número dá um impacto da importância desses novos canais.

Entretanto, o ROI dessas redes ainda é questionado por céticos que não conseguem relacionar os esforços dedicados a esses espaços com resultados de negócios concretos.

Isso explica um pouco por que algumas empresas ainda hesitam ao investir no gerenciamento, apesar da grande disponibilidade, por exemplo, de ferramentas de monitoramento de mídias em tempo real que ajudam nessa empreitada. 

Entretanto, esse paradigma precisa ser quebrado. Há inúmeros benefícios que podem ser desfrutados por qualquer um que saiba fazer um bom gerenciamento de redes sociais. 

Por isso, esse artigo apresenta 15 dicas de mídia social que vão te ajudar a não cair em armadilhas e a alcançar seus objetivos de comunicação e marketing. Sem mais delongas, aí vão elas:

15 dicas para gerenciamento de redes sociais

1. Preze sempre pela qualidade

Hoje, todo mundo está nas redes sociais. Exatamente por isso, a não ser que suas postagens agreguem valor único ou se destaquem por algum motivo específico, elas provavelmente passarão despercebidas. 

Então, se esses conteúdos não agregarem valor, nem tiverem relevância, eles não conseguirão o alcance desejado.

Dessa forma, você precisa divulgar conteúdo que seja digno de compartilhamentos. Não adianta lançar tudo sem o menor critério. Procure pensar em conteúdos valiosos que respondam a uma pergunta importante para realizar uma boa gestão de redes sociais.

Gerenciamento de Redes Sociais, como começar? Gestão de Redes Sociais para Iniciantes!

2. Invista no melhor ROI

Tempo é dinheiro. Logo, o modo como você se organiza determinará a eficiência do seu gerenciamento de redes sociais.

Planeje investir seu tempo e recursos financeiros com base nos retornos de cada plataforma social. Qual delas traz o maior ROI: Facebook, Twitter, LinkedIn ou Instagram?

Analise isso, verifique os custos e as taxas de conversão dos canais de comunicação e compare-os. No fim das contas, um ótimo caminho para gerenciar redes sociais é investir naquele que apresenta os melhores resultados.

3. Use dados para definir seu cronograma de postagem

Não existe um horário universal para postagens que qualifique uma boa gestão de redes sociais. Nem teria como haver, visto que os públicos-alvo variam a cada empresa.

Portanto, se você está seguindo horários recomendados e deixando de monitorá-los, provavelmente está perdendo alguma oportunidade.

Uma dica interessante é testar publicações em horários diferentes. Feito isso, identifique quais dias e quais intervalos de tempo geraram o maior engajamento, e considere-os, por fim, em sua programação regular.

4. Evite postar demais ou de menos

Frequência de postagens na gestão de mídias sociais é um assunto que nunca tem fim.

Mais uma vez, não há uma frequência universal que funcione para todos. Dessa forma, prestar atenção em métricas é uma excelente maneira de obter insights a respeito do assunto.

De qualquer forma, independentemente da conclusão a que chegar, só não exagere nas postagens. Se você for considerado spam (ou chato), não há como voltar atrás.

5. Faça-se presente e lembrado

Use hashtags estrategicamente e mencione (usando @) regularmente as pessoas que importam nos posts.

A falta desses comportamentos básicos pode deixar um furo no seu engajamento ou no fluxo constante de tráfego.

Dessa forma, se você estiver criando uma hashtag de marca, use algo fácil de dizer ou soletrar. Deve ser algo que fique proeminente nos banners do seu evento e que, provavelmente, vá chamar atenção e ficar na memória das pessoas.

Por fim, é importante reforçar que as hashtags devem ser usadas de forma estratégica, pois seu uso excessivo pode ser prejudicial. Além disso, o Instagram, por exemplo, bane a utilização de algumas delas, o que pode atrapalhar o alcance das publicações.

Você também pode usar ferramentas de monitoramento de mídias sociais para rastrear suas hashtags e participar das conversas que as mencionam.

6. Interaja e faça networking

Sem motivação, consumidores normalmente não se envolvem de forma espontânea com sua marca.

Nesse contexto, existem milhares de conteúdos online sem intuito comercial que podem ser positivos para o engajamento e que atraem a atenção. Se você deseja que seus clientes potenciais engajem com sua marca, tente iniciar conversas. Portanto, interaja e faça networking.

Cartilha - Transformação cultural na Comunicação

Pode ser até que você descubra excelentes oportunidades de parcerias ou, sem querer, tropece em boas ideias para trazer mais visibilidade para sua marca.

Como um gestor de mídias sociais, saiba que tipo de conversa é fundamental para você. Dessa forma, configure alertas para palavras-chave (ou expressões) que gerem oportunidades e participe das interações onde elas estiverem presentes.

Se você procurar pelas keywords corretas, poderá até encontrar clientes em potencial explicando exatamente do que precisam – o que é ótimo para pesquisas de mercado e de produtos.

Ao promover uma campanha nas mídias sociais, por exemplo, é muito útil ter uma pequena e fiel comunidade de fãs com quem você pode contar para compartilhar e divulgar sua mensagem.

Com muita frequência, as marcas acabam esquecendo desses contatos em suas redes existentes e, por conta disso, perdem exposição e engajamentos substanciais.

Portanto, clientes satisfeitos, fãs leais, funcionários, parceiros e fornecedores felizes são contatos essenciais para a gestão de mídias sociais.

7. Reutilize postagens antigas

Muitos profissionais responsáveis pelo gerenciamento de redes sociais são conservadores ao compartilhar conteúdo. Eles costumam divulgar no máximo uma ou duas vezes blog posts que levam de quatro a cinco horas para serem criados.

Qual é o objetivo de investir na criação de conteúdos se você não aproveitar ao máximo esse material? Um blog de 2000 palavras pode ser impulsionado por semanas.

Portanto, teste o poder de recirculação de conteúdo nas mídias sociais de forma espaçada e estratégica. Cada novo tweet sobre um blog post, por exemplo, pode render até 75% mais novas menções que o anterior.

8. Deixe espaço para mudanças

Nas dinâmicas de mercados, o jogo pode virar de uma hora para outra. Seus concorrentes podem ser mais rápidos ou lançar uma campanha que leve seus clientes para outras possibilidades.

Além disso, o comportamento e as atitudes do seu público-alvo podem evoluir junto com seus concorrentes e o mercado pode experimentar flutuações que leve seu negócio a enfrentar contratempos.

Cada situação dessa exige que você reajuste suas estratégias de comunicação e marketing. Por isso, é aconselhável manter uma vigilância constante e rever seu plano de comunicação e de gerenciamento das redes sociais regularmente.

9. Responda às perguntas

Com mais clientes indo às ferramentas de mídia social para obter informações, você precisa ir além de meramente publicar conteúdos. 

É essencial, também,  responder a perguntas importantes, ainda que delicadas. Isso porque lidar com os medos e preocupações dos consumidores cria a transparência e a confiança necessárias para cativá-los.

Afinal, você não pode ter uma comunidade verdadeiramente engajada sem conversas. Dessa forma, duas das maneiras mais simples de iniciar conversas são respondendo ou fazendo perguntas.

Portanto, faça questionamentos ao seu público que os obrigue a parar, refletir e responder.

10. Atraia as pessoas para o seu site

Ao planejar seu conteúdo, lembre-se de manter o foco em metas que gerem aumento de tráfego para seu website. O que importa é onde e em que contexto você relaciona links vinculados ao seu conteúdo.

Não desconsidere o conteúdo visual ao usá-los. É interessante até mesmo vincular vídeos do YouTube ou imagens do Instagram que complementem a informação de forma dinâmica e sedutora. Ao fazer isso, não se esqueça de dar créditos aos conteúdos produzidos por terceiros.

11. Crie uma narrativa

Como seres humanos, somos compulsivamente atraídos pela boa narrativa.

Você pode, por exemplo, compartilhar histórias de sucesso de clientes ou funcionários em seu mural do Facebook. Essa rede social costuma funcionar bastante para postagens longas e narrativas.

12. Incite emoções

Posts que transmitem emoções positivas como: felicidade, surpresa, alegria, esperança, emoção e admiração são compartilhados com mais frequência nas mídias sociais. 

Por exemplo, uma maneira de se conectar emocionalmente com o seu público é mostrando que você se importa com as causas que são importantes para ele.

13. Priorize seu nicho

Para desenvolver uma contundente comunicação nas redes sociais, concentre-se em um nicho de mercado, para desenvolver  ações mais assertivas e que dialoguem com as demandas do público-alvo.

Nesse contexto, é fundamental coletar o máximo de dados possível sobre as possíveis buyer personas que usam seus serviços para definir quais são os melhores canais de comunicação, tom de abordagem, entre outro fatores, para conseguir conquistar a atenção dessas pessoas.

14. Use humor

O humor pode ser uma excelente ferramenta de gerenciamento de crise. A abordagem mais leve e divertida é excelente para conquistar uma audiência que não costuma interagir.

Por exemplo, algumas marcas usam esse artifício para tentar aliviar o clima frente a problemas desgastantes, o que é uma ótima maneira de quebrar o gelo ao lidar com clientes ou fãs irritados.

15. Crie concursos e enquetes

Concursos e enquetes são excelentes para se ganhar exposição em redes sociais. Ofereça brindes legais e crie regras de concursos que te ajudem a obter mais exposição e conversões.

O Twitter, por exemplo, facilita a criação de enquetes. Além dos citados, você também pode criar pesquisas bem humoradas ou qualquer outro artifício criativo e engajador que vier à cabeça!

Resumindo: por que fazer gerenciamento de redes sociais?

Há razões contundentes para se investir em um bom gerenciamento de redes sociais, entre eles:

  • Possibilidade de acesso instantâneo (e gratuito) aos clientes potenciais e ao público-alvo – você pode localizar e conversar com praticamente qualquer pessoa, a qualquer hora ou lugar;
  • As referências em mídias sociais são responsáveis por uma parte muito relevante do tráfego de um website;
  • Quando bem feito, o marketing nesses espaços pode reduzir os custos gerais da organização;
  • Boa parte dos esforços pode ser mensurada com a ajuda de ferramentas de monitoramento;
  • O ciclo de feedbacks sobre conteúdos publicados é relativamente curto, o que te possibilita testar, revisar e refinar as estratégias de comunicação e o plano de marketing com mais rapidez;

E aí, depois de tudo que foi dito e analisado, será que você ainda tem dúvidas sobre o potencial de um bom gerenciamento das redes sociais e sobre o retorno que elas podem oferecer para a sua marca?

O que você está esperando para investir em uma comunicação estratégica na sua empresa?


Sobre a Cortex

A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como analisar sua reputação e dos concorrentes em todas as mídias online e offline com monitoramento integrado em tempo real, conheça o Cortex PR

Se preferir, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e traga sua estratégia de comunicação para a era dos dados.


Artigos Relacionados