11 ferramentas de comunicação que você precisa conhecer

Aprofunde seus conhecimentos profissionais com nossos artigos ricos e gratuitos.

Você vai ler sobre:

  • Como a era dos dados transformou a rotina da área de comunicação
  • 7 ferramentas úteis para profissionais da área
  • 4 ferramentas para gestão de crises

É notório que a comunicação vive uma revolução sem precedentes. Já parou para pensar na quantidade de novos canais, mídias e veículos que surgiram apenas nos últimos 20 anos?

Com tantas mudanças, profissionais dessa área passaram a ter que considerar muitas variáveis para tomar decisões em seu dia a dia. 

A boa notícia é que, ao mesmo tempo, nunca houve tamanha disponibilidade de tecnologias e ferramentas de comunicação que prometem facilitar sua rotina.

Quer conhecer uma seleção das melhores? Continue lendo esse post!

Ferramentas para comunicação empresarial na era dos dados

O trabalho da comunicação se tornou mais complexo com a transformação digital. As lideranças da área sabem bem disso, como indicou pesquisa da Aberje que traçou um perfil desses profissionais. Dos cinco grandes desafios listados por gestores, três estão associados a esse novo cenário.

São eles:

  • Gerir a volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade
  • Administrar o tempo
  • Priorizar as atividades

Apesar de desafiante, a chegada do digital também representa uma grande oportunidade para quem atua com comunicação empresarial. Isso porque cada vez mais o mercado exigirá habilidades relacionadas ao domínio de dados. 

Por isso, quem souber extrair valor do uso de plataformas digitais e da tecnologia sai na frente. Esse é um movimento que já se iniciou e tende a se intensificar nos próximos anos.

Você não quer ficar para trás, certo? Então confira essa lista de ferramentas de comunicação que podem te ajudar a ser um profissional atualizado a era dos dados!

Mindmeister

Já pensou em gerenciar suas ideias? Essa é a proposta do Mindmeister, uma ferramenta de mapa mental que organiza suas ideias dentro de uma única interface.

O mapa mental é uma técnica que vem sendo amplamente utilizada para visualizar e organizar pensamentos num fluxo livre.

O aplicativo é útil especialmente para profissionais que precisam desenvolver novas ideias de pautas e projetos, por exemplo. Ou até mesmo para quem deseja encontrar soluções criativas para problemas – habilidade que está entre as mais emergentes até 2022, segundo o Fórum Econômico Mundial.

Além disso, o mapeamento mental na nuvem facilita o compartilhamento de ideias entre times, o que pode funcionar muito bem especialmente para os que trabalham de forma remota.

Leia também: 8 podcasts indispensáveis para profissionais de relações públicas

Evernote

Quem trabalha com comunicação costuma ter que fazer anotações a todo momento. Seja no escritório, a caminho de uma visita a um cliente ou mesmo no trajeto para a casa, novas ideias, lembretes e mensagens não param de surgir. 

Assim, com o Evernote, você pode reunir todas as suas notas, anexos, fotos e lembretes – tanto celular quanto dos aplicativos móveis –  em um só lugar, disponível digitalmente.

Outra importante função da ferramenta que pode auxiliar na organização do seu trabalho é a digitalização de papéis. Isso permite, por exemplo, que você abandone os cartões de visita impressos por versões digitais. Suas informações de contatos ficam muito mais seguras e fáceis de encontrar.

Cortex PR

O Cortex PR é uma solução de inteligência para comunicação que responde aos principais desafios da área.

Com uma plataforma na nuvem, utiliza Big Data e Ciência de Dados para ajudar a aumentar (e comprovar) o retorno econômico do trabalho de relações públicas e comunicação corporativa.

Uma diferença para as demais plataformas do mercado é a flexibilidade de não ser uma ferramenta fechada, de prateleira. Seus módulos trazem soluções em:

  • Monitoramento integrado das mídias
  • Métricas de reputação
  • ROI das ações
  • Relacionamento com influenciadores

A solução de inteligência reúne dados externos com dados internos – estruturados ou não – em um só lugar. Isso significa ter visibilidade da reputação da marca e da repercussão gerada por veículos e influenciadores em tempo real. 

Além disso, com o Cortex PR times de comunicação conseguem utilizar métricas modernas e acuradas para mensurar as ações da área e o retorno do investimento (ROI) gerado.

Asana

Gerenciar prazos, lidar com diferentes stakeholders e fazer muitas atividades ao mesmo tempo costuma ser parte da rotina de quem trabalha num departamento de comunicação. E pode gerar muito estresse caso não haja meios de organizar tantas demandas simultâneas.  

Se você lida com esses desafios, uma boa solução é usar o Asana, uma ferramenta para facilitar o gerenciamento de tarefas em times. Em suma, plataforma permite:

  • A criação de calendários compartilhados para monitoramento das atividades desenvolvidas por cada membro da equipe
  • Gestão de fluxos de trabalho
  • Planejamento de sprints e projetos

Assim, você e seu time podem otimizar a execução de tarefas diárias, reunindo informações importantes num ambiente digital e compartilhado por todos.

Yoast SEO

O Yoast SEO é um plugin que auxilia sites e blogs a melhorarem o ranqueamento nos mecanismos de busca. Quem trabalha com comunicação nos dias de hoje, sabe que estar presente no ambiente digital é imprescindível.

Não constar no Google é como estar “fora do mapa”. Essa percepção até mesmo fez surgir nos últimos anos novos conceitos, como o Inbound PR.

Com o Yoast SEO, você pode identificar formas de trabalhar melhor as palavras-chave num texto, assim como melhorar a legibilidade, aumentando o tempo de permanência dos usuários nas suas páginas.

Canva

Nesse mundo digital, o conteúdo visual alcançou um novo patamar de relevância. Até mesmo para apresentações internas, profissionais precisam criar narrativas atraentes, que sejam acompanhadas de elementos visuais interessantes. 

A proposta do Canva é dar autonomia para pessoas que não têm domínio no uso de ferramentas gráficas. 

Desse modo, o site tem milhares de ilustrações e templates para você criar desde currículos até capas para vídeos, banners, entre outros materiais gráficos.

Simples e fácil de usar, permite que você deixe seus trabalhos com um bom acabamento visual. Pronto para impressionar? 

ferramentas comunicação

RD Station

Quando falamos de comunicação digital, ferramentas que permitem atrair, converter e se relacionar com o público-alvo são fundamentais. Essa é a função do RD Station, uma plataforma para automação de marketing digital. 

Com a ferramenta, você pode criar landing pages, e-mails marketing, programar postagens nas redes sociais, entre uma série de outras funções. Também é possível medir e acompanhar a performance do marketing em diferentes canais.

Em outras palavras, o RD Station faz todo o gerenciamento do funil de marketing e vendas, o que se torna fundamental para áreas de comunicação modernas. 

Rock Stage

Idealizado a partir da identificação de que empresas e profissionais de comunicação e marketing encontram dificuldade no momento de criar ou administrar um blog, o Rock Stage é um suporte técnico adequado para lançar sites em WordPress.

É indicado também para aqueles que querem, pontualmente, aprimorar uma estrutura já existente e que não desempenha tão bem. A solução tem quatro pontos de atuação:

  • Criador de blog/site em WordPress: o recurso elimina processos complexos e os transforma em uma ação simples — com cadastro gratuito. Com poucos cliques é possível colocar um blog no ar em menos de dois minutos.
  • Hospedagem gerenciada e profissional: hospedagem profissional, gerenciada para WordPress, com foco nas empresas pequenas, médias e enterprises. Além disso, também conta com suporte técnico especializado.
  • Plugin de conversão: o Convert é um plugin que contribui para a conversão de visitantes do site em leads. Ele tem como funcionalidades a adição de banners em massa, geração de post em arquivo PDF, integração com as principais ferramentas de automação de marketing e inserção de caixa de newsletter.
  • Serviço técnico de WordPress: a solução melhora a performance da sua página, aprimora a velocidade de carregamento (o PageSpeed), potencializa a otimização de SEO, aumenta a segurança e permite que seja realizada a personalização integral.

Matriz de riscos

gerenciamento-de-riscos-com-matriz-de-riscos-matriz-de-riscos
Fonte:  Academia do Consultor

Também conhecida como Matriz de Probabilidade e Impacto, essa ferramenta visual possibilita ver rapidamente quais são os riscos (mapeados) que devem receber mais atenção, a partir de seu impacto e probabilidade de acontecer.

É, portanto, uma ferramenta de comunicação muito útil e simples para a etapa de prevenção da gestão de crises.

Simulações em exercícios drill e table-top

Simulações de cenários de crises com porta-vozes são ótimas ferramentas de comunicação para prepará-los em casos reais.

Uma opção é o Drill, uma simulação da crise a portas fechadas. Na prática, é um ensaio, com vários cenários e instruções antes da prática, bem como um feedback aos participantes ao finalizá-la.

Outra opção é o simulado de mesa chamado tabletop. Existem várias formas de jogar, mas uma bastante comum é ter um profissional que vai preparar várias perguntas para um risco específico.

Depois, cada pergunta deve ser respondida pelo porta-voz com “sim” ou “não”. Toda decisão muda o rumo da crise, mitigando-a ou fazendo com que tome proporções ainda maiores.

Pegabot

O Pegabot.com.br analisa um perfil em rede social e dá uma pontuação baseada na probabilidade deste ser um bot. Quanto maior a pontuação, maior a chance de ser um robô.

Essa ferramenta de comunicação é útil na gestão de redes sociais, pois permite à marca denunciar perfis falsos e prevenir crises que possam ser iniciadas por robôs mal-intencionados.

Resumindo

A transformação digital trouxe desafios, mas, ao mesmo tempo, disponibilizou uma série de ferramentas de comunicação para auxiliar na sua produtividade e eficiência no trabalho.

Agora, basa analisar quais destas fazem sentido para sua empresa e, então, colocar a mão na massa.

Leia também: 7 tendências de comunicação para 2020

Texto em colaboração com a redatora Laís Napoli.


Sobre a Cortex

A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como analisar sua reputação e dos concorrentes em todas as mídias online e offline com monitoramento integrado em tempo real, conheça o Cortex PR.

Ou, se preferir, não perca tempo: agende uma conversa com a equipe de especialistas Cortex e traga sua estratégia de comunicação para a era dos dados.

 


Artigos Relacionados