História

A Cortex é fruto de sofisticadas pesquisas acadêmicas na área de data mining e text mining. A tecnologia que havíamos desenvolvido podia não somente trabalhar com dados estruturados, como fazem as tradicionais ferramentas de Business Intelligence, mas também capturar, ler e analisar textos automaticamente.

Percebemos que podíamos dar às empresas algo que não tinham: uma visão única das informações que afetavam seus negócios, não importando se eram dados internos ou externos, bases quantitativas ou textuais. Todos juntos, colocados e analisados no contexto adequado. Tudo pronto para que boas decisões pudessem ser tomadas.

De lá pra cá, muito aconteceu. Parcerias com laboratórios de universidades de ponta, apoio de órgãos de fomento à inovação, aportes de fundos de investimento, prêmios tecnológicos internacionais, várias das empresas mais admiradas do país como clientes, patrocínio dos principais congressos da área de inteligência, e mais de uma centena de funcionários contratados no país e exterior. Mas uma coisa não mudou: a sensação de que ainda há muito o que conquistar.

Tecnologia

Um dos grandes diferenciais do que fazemos é a capacidade de capturar e analisar informações textuais, integrando-as com dados estruturados de uma maneira simples e fácil. Para isso, se dá o nome de Text Mining, que é a utilização de técnicas de inteligência artificial para extrair automaticamente informações em textos escritos em linguagem natural. A tecnologia pode ser aplicada em documentos como notícias, emails, mídias sociais, contratos, licitações, currículos, dentre tantos outros.

Nossa abordagem coloca especial ênfase no pré-processamento dos textos. A partir de cada novo texto, buscamos compreender quais entidades (pessoas, empresas, marcas, produtos, dentre outros) foram citadas, que novas características ou informações sobre estas podem ser aprendidas, e como estas se relacionam entre si.

Com isso, desenvolvemos um amplo portfólio de componentes de text mining, utilizados tanto na Plataforma Cortex® como em projetos customizados, que permitem realizar tarefas como: categorização, resumo, reconhecimento de entidades, desambiguação, extração de relacionamentos entre entidades, análise de sentimento, reconhecimento e decomposição de fatos, dentre outros.

Premiações

Nossa tecnologia já foi premiada em importantes competições internacionais por seu processamento de textos em Inglês e Português.

TAC 2010

Promovido em Washington pelo National Institute of Standards and Technology


HAREM 2007

Organizado em Lisboa pela Linguateca